CULTURA, MEIO AMBIENTE E CIDADANIA – CONHECENDO A CAATINGA E A PEDRA DO REINO POR MEIO DE TRILHA INTERPRETATIVA

Culture, environment and citizenship – knowing the Caatinga and Pedra do Reino through interpretive trails

  • Paula Maria Alves Pereira Marques da Costa
  • Luiz Augustinho de Menezes Silva
  • Ednilza Maranhão dos Santos
Palavras-chave: Caatinga; Educação não formal; Ensino de Biologia; Interpretação ambiental.

Resumo

Este trabalho descreve a vivência de uma trilha interpretativa em área de caatinga no Sítio Histórico da Pedra do Reino no sertão pernambucano. Foi desenvolvida para alunos do 2º ano do Ensino Médio, em uma escola de referência, no município de São José do Belmonte – PE. O objetivo foi de abordar experiências histórico-culturais e ambientais a partir da realização de uma trilha interpretativa na caminhada para a Pedra do Reino e de demonstrar as diferentes possibilidades de explorá-la em uma área de caatinga como ferramenta didática interdisciplinar. A intervenção foi dividida em três momentos: 1 - Levantamento dos conhecimentos prévios e apresentação dos conteúdos; 2 - Vivência em campo e 3 - Socialização do conhecimento científico e cultural. Por meio da sondagem de conceitos pré-existentes, percebeu-se que os alunos tinham pouco contato com o ambiente natural e cultural a ser estudado na trilha, o que possibilitou melhorar o planejamento da aula temática e da vivência na trilha. A atividade de campo possibilitou que os alunos observassem, refletissem e interagissem sobre a temática apresentada durante o trajeto. Constataram-se mudanças na percepção ambiental apresentada pelos alunos, em decorrência dos novos conhecimentos ambientais adquiridos na interação aluno-professor e aluno-aluno na exposição dialogada, na interpretação dos relatos dos diários de bordo e nas resenhas fotográficas elaboradas pelos estudantes. Conclui-se que a vivência de trilhas interpretativas é uma metodologia que fomenta a participação ativa do aluno e desperta novas perspectivas e percepções ambientais.

Publicado
2021-08-20