EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA EM CONTEXTOS DE ENSINO POR INVESTIGAÇÃO: DESAFIOS E CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE FÍSICA
Experiencing science teaching as a process of oriented research: challenges and contributions to pre-service education of physics teachers
Resumo
O artigo analisa uma experiência pedagógica em que licenciandos de um Curso de Física planejaram e desenvolveram um minicurso para alunos do Ensino Médio, organizado segundo uma abordagem de ensino por investigação. O objetivo da pesquisa foi compreender de que maneira tal imersão em um trabalho com abordagens investigativas produziu aprendizagens relativas ao exercício da docência. Os procedimentos de coleta de dados incluíram observação participante, gravação em vídeo das sessões de trabalho e análise de material escrito produzido pelos licenciandos. Os referenciais teóricos para condução da pesquisa apoiaram-se em literatura acadêmica sobre formação de professores e sobre educação em ciências. Os resultados obtidos sugeriram que a experiência de imersão num contexto de ensino por investigação ajudou os licenciandos a avançarem em seu processo geral de iniciação à docência, bem como a compreenderem melhor o espírito das abordagens investigativas. Além disso, as dificuldades encontradas pelos licenciandos ao longo do processo foram discutidas tendo em vista seu significado para as ações de formação de professores. Finalmente, como um resultado adicional da pesquisa, os dados coletados foram considerados no sentido de contribuírem para uma reflexão sobre desafios da implementação do ensino por investigação.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.