REPLANEJANDO UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVA SOBRE CONSERVAÇÃO DA ENERGIA
Redesigning an inquiry-based teaching sequence of energy conservation
Resumo
Neste trabalho apresentamos uma sequência didática investigativa cujo enfoque foi inicialmente o ensino do Princípio de Conservação de Energia. A investigação envolveuo planejamento e a realização de um experimento de lançamento de uma esfera sobre uma rampa inclinada. A atividade foi elaborada e aplicada coletivamente por um grupo do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) em uma escola pública de nível médio, na cidade de Joinville, SC. Nodesenvolvimento das atividades ocorreram, entretanto, percalços que acarretaram mudanças significativas na sequência didática. Essas alterações levaram-nos a discutir sobre como lidar com os erros/falhas em uma sequência didática e como planejar as ações educativas de caráter experimental para que as limitações práticas não comprometam o ensino de ciências e, mais do que isso, que ajudem a construir uma visão menos idealizada de ciência.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.