REPLANEJANDO UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVA SOBRE CONSERVAÇÃO DA ENERGIA

Redesigning an inquiry-based teaching sequence of energy conservation

  • Marivaldo Parma Escola de Educação BásicaDr.Tufi Dippe
  • Eduardo Luís Brugnago Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Alex Bellucco Universidade do Estado de Santa Catarina
Palavras-chave: sequência de ensino investigativasequência de ensino investigativa, atividades experimentais;, erro, conservação da energia

Resumo

Neste trabalho apresentamos uma sequência didática investigativa cujo enfoque foi inicialmente o ensino do Princípio de Conservação de Energia. A investigação envolveuo planejamento e a realização de um experimento de lançamento de uma esfera sobre uma rampa inclinada. A atividade foi elaborada e aplicada coletivamente por um grupo do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) em uma escola pública de nível médio, na cidade de Joinville, SC. Nodesenvolvimento das atividades ocorreram, entretanto, percalços que acarretaram mudanças significativas na sequência didática. Essas alterações levaram-nos a discutir sobre como lidar com os erros/falhas em uma sequência didática e como planejar as ações educativas de caráter experimental para que as limitações práticas não comprometam o ensino de ciências e, mais do que isso, que ajudem a construir uma visão menos idealizada de ciência.

Publicado
2018-12-03