APLICAÇÃO DA TÉCNICA DA CONTROVÉRSIA CONTROLADA PARA A CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO CRÍTICO SOBRE AS RELAÇÕES CTSA DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO

Application of the technique of controlled controversy for the construction of critical thinking about CTSA relationships in high school

  • Pâmella Santos de Souza
  • Álvaro Chrispino
Palavras-chave: CTSA; Controvérsia controlada; PIEARCTS.

Resumo

O modelo de desenvolvimento linear onde o progresso social ocorre em consequência do desenvolvimento da Ciência e Tecnologia é um pensamento ingênuo que deve ser combatido a partir da formação de uma sociedade que saiba melhor exercer a sua cidadania. Este trabalho foi desenvolvido com objetivo de avaliar se alunos do Ensino Médio podem ser influenciados a uma mudança de pensamento a respeito de crenças e atitudes de CTSA. Para isso, foi desenvolvido um estudo de caso, através do enxerto CTS, onde foi aplicada a técnica da controvérsia controlada a partir do tema sociocientífico agrotóxicos. Para avaliação dessa técnica, os alunos responderam dois questionários, um de respostas múltiplas (duas questões do COCTS presentes no PIEARCTS) e um discursivo antes e após a realização da controvérsia. A avaliação dos questionários possibilitou constatar que houve uma mudança relevante a respeito das crenças e atitudes dos participantes sobre a participação social em assuntos tecnocientíficos, que passaram a valorizar e dar maior importância ao envolvimento da sociedade em assuntos tecnocientíficos. Além disso, o nível de respostas dos alunos sobre o tema sociocientífico aumentou consideravelmente. Demonstrando que de fato essa técnica ajudou a melhorar a percepção dos alunos sobre assuntos CTSA, ressaltando a importância da participação social em assuntos tecnocientíficos.

Publicado
2021-08-20