ENSINANDO TERMODINÂMICA ATRAVÉS DE UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVA

Teaching thermodynamics through an investigative teaching sequence

  • Mercia Cristina Félix Teixeira Braga
  • Regina Simplício Carvalho
Palavras-chave: Ensino por investigação; Ensino de Física; Sequência Didática; Termodinâmica.

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo central investigar o desenvolvimento de uma sequência didática com caráter investigativo no ensino da Termodinâmica, considerando as potencialidades dessa metodologia para o ensino. O conhecimento disponível oriundo das pesquisas em educação sobre ensino de Física e dos debates educacionais apontam para a necessidade de mudanças na forma tradicional, direta e expositiva com que a Física vem sendo ensinada na sala de aula. Diante da necessidade de atrair a atenção dos alunos para aumentar o interesse pela Física, faz-se necessário a utilização de metodologias que valorizem cada vez mais a participação do aluno, o seu conhecimento prévio, a sua capacidade de argumentação e a interação entre professores e alunos e entre os próprios alunos em um ambiente investigativo, num processo em que aprender ciências envolve também a apropriação da linguagem científica e um conhecer sobre a construção do conhecimento científico, adquirido aula a aula. A sequência didática em caráter investigativo foi desenvolvida em cinco unidades: Propagação de calor; Medindo trabalho e calor; Transformações gasosas; Primeiro princípio da Termodinâmica e Máquinas térmicas, subdivididas em dezesseis aulas. Neste trabalho contém a discussão dos resultados obtidos no tópico propagação de calor por condução da unidade I, através de atividades que levam em conta situações problematizadoras envolvendo reflexões, discussões, ponderações, tomadas de decisões e principalmente a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem. Observou-se maior engajamento dos alunos nas aulas de física e a participação efetiva dos mesmos registradas nas interações discursivas e na execução das atividades.

Publicado
2021-08-20