ESTUDO DOS EFEITOS DO CALOR PARA OCORRÊNCIA DO FENÔMENO DE VAPORIZAÇÃO NO CONTEXTO DOS ANOS INICIAIS

Study on effects of heat for the occurrence of the phenomenon of vaporization in the context of early childhood education

  • Arthur Philipe Cândido de Magalhães
  • Jesus Meneses Villagrá
  • Ileana Maria Greca
Palavras-chave: Aprendizagem Significativa Crítica. Metodologia da Indagação. Calor. Vaporização. Condensação. Anos iniciais do Ensino Fundamental.

Resumo

Este trabalho descreve uma proposta de estudo acerca dos efeitos do calor para ocorrência dos fenômenos de vaporização aplicada com 15 crianças do 3º ano de uma escola da rede municipal de Boa Vista-RR/Brasil, utilizando a metodologia da Indagação, fundamentada na teoria da Aprendizagem Significativa Crítica. Os estudantes indagaram sobre as causas para que se sucedam fenômenos de vaporização e sobre as transformações que experimentam as substâncias. Foi utilizada uma metodologia qualitativa, descritiva e como procedimentos, o estudo de caso. Coletou-se dados através de: (1) mapa mental (expressão aberta de ideias a respeito de palavras), (2) transcrição dos diálogos ocorridos na aula, (3) desenhos explicativos e (4) caderno de campo dos alunos e do professor. Os resultados obtidos levam-nos a considerar que a realização de atividades investigativas a partir de indagações científicas e a experimentação apresentam indícios de que, associadas, promovem condições para que os estudantes tenham ideias claras e estáveis a respeito do efeito do calor para vaporização que poderão servir como ancoradouro para futuras aprendizagens.

Publicado
2021-08-20