APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA CRÍTICA NO ENSINO DE QUÍMICA: CONTRIBUIÇÕES DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA NUMA ABORDAGEM CTSA NO DESENVOLVIMENTO DE PERCEPÇOES SOBRE DROGAS INALANTES
CTSA approach and critical significant learning in the teaching of chemistry: contributions of a didactic sequence in the development of perspectives about inhaling drugs
Resumo
Desde o século XIX, os solventes orgânicos vêm sendo produzidos em escala industrial e utilizados das mais diversas formas, desde anestésicos até tintas, removedores e colas. Esse avanço tecnológico, além de trazer qualidade de vida e facilidades à sociedade moderna, também provocou a utilização dessas substâncias como drogas de abuso. No Brasil, são as drogas mais utilizadas por estudantes após o álcool e o tabaco. Por meio de uma sequência didática elaborada com enfoque CTSA para o Ensino de Química, visamos ao desenvolvimento da percepção dos estudantes acerca de drogas inalantes, o qual foi avaliado por meio de mapas conceituais e questionários, analisados por meio da análise textual discursiva segundo Moraes e Galiazzi (2011) e classificação topológica de mapas conceituais segundo Cañas e Novak (2006). A aplicação da sequência didática com enfoque CTSA mostrou-se excelente instrumento para o desenvolvimento da percepção dos estudantes sobre drogas inalantes, promovendo uma formação crítica a partir da análise das relações entre o desenvolvimento cientifico e seus impactos na sociedade e meio ambiente, permitindo a ressignificação do conceito de droga inalante e compreensão da importância do conhecimento científico para a tomada de decisão sobre o uso de drogas.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.