NÍVEIS DE DESENVOLVIMENTO CONCEITUAL DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL I SOBRE MICRO-ORGANISMOS/CÉLULAS

Levels of conceptual development of Elementary School students on microorganisms/cells

  • Darcy Ribeiro de Castro
  • Nelson Rui Ribas Bejarano
Palavras-chave: Conhecimento espontâneo, Conhecimento científico, Analogias.

Resumo

O uso de aulas práticas investigativas para crianças e jovens estudantes no Brasil e no mundo, mediante microscópio e contextualizadas com questões do dia a dia, tem sido uma necessidade sinalizada cada vez mais pela pesquisa em Educação Científica. É comum a falta de conhecimento dos alunos sobre célula e micro-organismos, e quando presente, encontra-se, muitas vezes, fortemente arraigado em idéias equivocadas sobre o assunto. Este trabalho teve como objetivo investigar sobre o desenvolvimento conceitual adquirido pelos alunos dos Anos Iniciais sobre o tamanho, a estrutura e a funcionalidade de micro-organismos/células mediante aulas teórico-práticas ministradas na Cooperativa de Ensino de Central-BA- COOPEC. Realizamos a coleta de dados mediante pesquisa qualitativa associada ao método da entrevista semiestruturada. Analisamos os dados transcritos, de forma comparativa, indicando quatro níveis de desenvolvimento conceitual dos estudantes. Observamos um aumento gradativo nos conhecimentos científicos, envolvendo a estrutura e a função de micro-organismos/células, enfatizando a importância destes seres para o ser humano e para a Natureza.

Publicado
2021-08-20