CONTRIBUIÇÕES DE UMA PROPOSTA DIDÁTICA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA BASEADA EM PROJETO, A PARTIR DA TEMÁTICA DA HIPERTENSÃO ARTERIAL
Contributions of a teaching proposal from the perspective of project-based scientific education, from the theme of arterial hypertension
Resumo
A Alfabetização Científica torna os indivíduos capacitados a ler o mundo à luz dos conhecimentos de ciências e articulá-los a outros saberes na transformação da realidade. A Educação Científica baseada em projetos parte de uma temática pertinente aos estudantes e os instiga, por meio de ações educativas, a significação do conhecimento escolar e ao protagonismo na resolução de problemas. A temática abordada neste trabalho trata da hipertensão arterial, um problema social pouco abordado na esfera educativa de jovens e adolescentes. Assim, objetivou-se analisar as contribuições de uma proposta didática de Educação Científica Baseada em Projeto no desenvolvimento do pensamento científico em estudantes partindo da temática da Hipertensão Arterial. Tendo como alvo alunos do 2º ano do ensino médio a metodologia foi organizada em seis momentos, que proporcionaram situações de aprendizagem favorecedoras da compreensão de conceitos e fazeres. A culminância do projeto foi a realização de uma atividade de divulgação científica realizada pelos alunos, para a comunidade escolar, em que os conhecimentos construídos ao longo do processo foram mobilizados para elaborar formas de explicar a temática da hipertensão arterial. A observação da vivência sugere o início do processo de construção do conhecimento pelos alunos, bem como mostra indícios da alfabetização científica.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.