SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO MÉDIO A PARTIR DA RELAÇÃO ENTRE A HERANÇA DOS GRUPOS SANGUÍNEOS E O SISTEMA IMUNOLÓGICO
Teaching sequence for high school from the relationship between heritage of blood groups and the immune system
Resumo
A presente pesquisa investigou o processo de uma Sequência Didática (SD) no ensino e na aprendizagem de conteúdos da Biologia sobre os sistemas sanguíneos e suas relações com o sistema imunológico no Ensino Médio. Esses conteúdos envolvem conceitos complexos e abstratos, cujo professor precisa se apoiar em estratégias dinâmicas e atrativas, possibilitando aos alunos superarem as dificuldades inerentes a esses conteúdos. O desenvolvimento de uma sequência pode promover momentos de ensino interativos, pautados na participação ativa dos discentes, estimulando a sua reflexão, compreensão e ressignificação conceitual. A pesquisa qualitativa numa pesquisa-ação foi desenvolvida com 20 discentes da terceira série do Ensino Médio, numa escola estadual em Feira Nova, Pernambuco. O estudo compreendeu quatro etapas: pré-teste, planejamento, aplicação da sequência e pós-teste, sendo a sequência delineada em cinco momentos: aulas expositivas dialogadas, simulações, modelos e mapa conceitual. Durante a intervenção, houve participação ativa dos discentes, com maior interesse nos momentos referentes às simulações de transfusão sanguínea e elaboração de modelo didátivo. As atividades lúdicas envolveram a “observação” de processos e conceitos de forma mais concreta, ampla e integrativa, possibilitando-os ressignifcarem as suas concepções acerca dos sistemas sanguíneos e suas implicações imunológicas.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.