CONCEPÇÕES EPISTEMOLÓGICAS DE ESTUDANTES DE FÍSICAA PARTIR DA CORRELAÇÃO ENTRE MODELO TEÓRICO E EXPERIMENTAÇÃO: MÁQUINA DE ATWOOD COMO UM ESTUDO DE CASO
Epistemological Conceptions of Students of Physics from the Correlation between theoretical Model andExperimentation: Atwood machine as a case study
Resumo
A pesquisa que apresentamos é resultado do desenvolvimento do trabalho com estudantes de licenciatura em Física, no qual utilizamos como referenciais teórico-metodológicos a essência do conhecimento de Hessen (1999) para criar categorias baseadas nas visões metafísicas do problema, e a epistemologia de Bunge (1974) com a finalidade de compreender sobre o conceito de objetos modelos e modelos teóricos em Física. Nesse contexto, buscamos investigar as concepções epistemológicas de dois grupos de estudantes do referido curso analisando o perfil dos mesmos no que tange à essência do conhecimento. Participaram desta pesquisa trinta e nove estudantes, sendo trinta e três do segundo período e sete do oitavo período. A coleta de dados ocorreu através de um questionário abrangendo um confronto entre dados de um modelo teórico com os dados obtidos por um experimento. A análise dos resultados mostrouque os estudantes do oitavo período possuem ideias mais formuladas e definem com mais clareza acercados modelos teóricos em Física, enquanto que os estudantes do segundo período apresentaram um elevado grau de realismo natural.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.