O ENSINO DE MECÂNICA ATRAVÉS DO CINEMA
The Teaching Of Mechanics Through The Cinema
Resumo
O ensino de Física apresenta obstáculos em relação à abordagem e a contextualização no ambiente escolar, refletindo assim no entendimento dos alunos acerca dos conteúdos. Portanto, o presente trabalho investigou o uso do Cinema no ensino de Física, desenvolveu-se uma intervenção no Instituto Federal do Sul do Brasil, e o público alvo foram alunos com baixo desempenho nas avaliações escolares da disciplina de Física. A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação, e o princípio metodológico da Leitura por Andaimes que conta com três etapas: A pré-leitura aplicou-se um Questionário Inicial (QI); na etapa de Leitura, um roteiro de acompanhamento, e a exibição do filme Homem de Ferro 2; e a pós-leitura ocorreu discussões, elaboração de atividades pelos alunos e um Questionário Final (QF). Destaca-se,a partir da ação, que o Cinema,juntamente com as problematizações, oportuniza a abordagem de temáticas, conceitos e teorias complexas da Física, de maneira lúdica e reflexiva, abrindo espaço para os diferentes recursos que potencializam o processo de ensino-aprendizagem.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.