PRATICANDO A INTERDISCIPLINARIDADE NO AMBIENTE ESCOLARCOM O USO DO SENSORIAMENTO REMOTO, GEOPROCESSAMENTO E FOTOGRAFIA

Practicing interdisciplinarity in the school environment as a use of remote sensing, geoprocessing and photography.

  • Talissa Cristini Tavares Rodrigues Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • José Luís Schifino Ferraro Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • João Batista Siqueira Harres Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Palavras-chave: Unidade de aprendizagem, interdisciplinaridade, sensoriamento remoto e geoprocessamento, pesquisa no ambiente escolar

Resumo

Estetrabalho apresenta uma unidade de aprendizagem elaborada na área das Ciências da Natureza, baseada no uso do sensoriamento remoto, geoprocessamento e fotografia para catalogar espécies e investigar ambientes e ecossistemas do Jardim Botânico (RS). A unidade de aprendizagem(UA)foi aplicada a 120 alunos do segundo ano, do Ensino Médio Politécnico, de uma escola pública, estadual, de Porto Alegre, com idades compreendidas entre 15 e 16 anos. Observou-se no discurso dos alunos que o envolvimento e a dedicação para concluir as atividades foram mais relevantes para o aprendizado do quequando comparados àmetodologia tradicional em que os conceitos são trabalhados e aplicados isoladamente nasala de aula. Quanto aos professores, fez comque reconhecessem a importância de uma prática pedagógica interdisciplinar para inserir a pesquisa no ambiente escolar a fim de auxiliar no processo de construção do aprendizado.

Publicado
2018-12-03