PRATICANDO A INTERDISCIPLINARIDADE NO AMBIENTE ESCOLARCOM O USO DO SENSORIAMENTO REMOTO, GEOPROCESSAMENTO E FOTOGRAFIA
Practicing interdisciplinarity in the school environment as a use of remote sensing, geoprocessing and photography.
Resumo
Estetrabalho apresenta uma unidade de aprendizagem elaborada na área das Ciências da Natureza, baseada no uso do sensoriamento remoto, geoprocessamento e fotografia para catalogar espécies e investigar ambientes e ecossistemas do Jardim Botânico (RS). A unidade de aprendizagem(UA)foi aplicada a 120 alunos do segundo ano, do Ensino Médio Politécnico, de uma escola pública, estadual, de Porto Alegre, com idades compreendidas entre 15 e 16 anos. Observou-se no discurso dos alunos que o envolvimento e a dedicação para concluir as atividades foram mais relevantes para o aprendizado do quequando comparados àmetodologia tradicional em que os conceitos são trabalhados e aplicados isoladamente nasala de aula. Quanto aos professores, fez comque reconhecessem a importância de uma prática pedagógica interdisciplinar para inserir a pesquisa no ambiente escolar a fim de auxiliar no processo de construção do aprendizado.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.