O ENSINO SOBRE A PERMEABILIDADE DO SOLO: UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA OS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Soil Permeability Teaching: A didactic proposal for Elementary School last years

  • Aline Peixoto Vilaça Dias
  • Edson Soares Stellet Mariano
  • Cristiana Barcelos da Silva
  • Carlos Henrique Medeiros de Souza
Palavras-chave: Prática Docente, Jogo, Ensino de Ciências, Aula prática, Tipos de solo.

Resumo

O Ensino de Ciência contribui para a formação do educando, possibilita uma formação crítica e cidadã. Alguns conceitos dessa área de conhecimento necessitam de estratégias didáticas para facilitar a aprendizagem do educando. Dentre as possibilidades de estratégias educativas destacam-se as aulas práticas e os jogos. As aulas práticas são alternativas didáticas que possibilitam facilitar o aprendizado dos educandos. Porém, algumas escolas não possuem locais adequados como um laboratório de ciências, espaços considerados apropriados á aulas práticas. Já os jogos, por sua vez, propiciam a construção do conhecimento de forma lúdica, oferecendo um ambiente descontraído, onde é possível o desenvolvimento da aprendizagem significativa. Visto isso, o objetivo do presente artigo foi descrever a aplicação de uma aula prática sobre a temática solo, com ênfase na sua permeabilidade, que ocorreu dentro da sala de aula. Para o desenvolvimento da aula utilizou-se de materiais e utensílios simples, de baixo custo e também a aplicação de um jogo. As atividades foram desenvolvidas com alunos do 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do município de São Fidélis-RJ. A atividade aconteceu em duas etapas: primeiro ocorreu a aplicação de aula prática depois a aplicação de um jogo. Os resultados evidenciam que mesmo com escassez de vidrarias e laboratório foi possível aplicar a aula prática que ao ser complementada com jogos estimula os alunos a serem mais participativos. Consideramos que mesmo com a escassez de recursos laboratoriais é viável a aplicação de atividades diferenciadas como jogo e aula prática. Isso implica em professor estar sempre repensando sua prática e colocando o educando como o centro do processo ensino aprendizagem.

Publicado
2021-04-07