HORTA ORGÂNICA NO ENSINO DE QUÍMICA
Organic Vegetable Garden in Chemistry Teaching
Resumo
O ensino de reações químicas na disciplina de Química, muitas vezes possui pouca atratividade para os alunos, pelo fato de não conseguirem relacionar a teoria com a prática, e por não conseguirem contextualizar o conteúdo com o seu dia a dia. Nesse sentido é preciso que o professor da disciplina de Química busque utilizar nas aulas estratégias pedagógicas que permitam o entendimento das reações químicas. O presente estudo buscou responder a seguinte questão: Como a implementação da horta orgânica pode ser uma ferramenta metodológica que poderia contribuir para melhorar a compreensão do conteúdo teórico das reações químicas para os alunos do Ensino Médio? O objetivo geral foi relacionar e contextualizar o conteúdo de reações químicas com a prática pedagógica na horta orgânica. A metodologia da pesquisa foi uma intervenção pedagógica prática, com análise qualitativa interpretativa dos dados obtidos pelos instrumentos avaliativos aplicados na disciplina. Os sujeitos da pesquisa foram os alunos de uma turma do 2º ano do Ensino médio da Escola Estadual localizado no município de São José dos Pinhais- Paraná. Os dados coletados do questionário inicial e do Diário de bordo da professora foram analisados. Ao finalizar as atividades da sequência didática, foi possível observar que os alunos relacionaram as reações químicas que ocorrem no solo, na planta.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.