ESTUDO DA TEMÁTICA TINTAS SOB UMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR E DECOLONIAL

Study of theinks the mefromaninter disciplinary and decolonial perspective

  • Hellen Crislanny Marinho
  • Karla Kilma Correia
  • Marcelo Henrique Gonçalves de Miranda
Palavras-chave: Estudo decolonial; Interdisciplinaridade; Experimentação química.

Resumo

Este estudo tem como objetivo geral: analisar como uma aula de campo interdisciplinar entre História e Química no sítio arqueológico Furnas do Estrago pode contribuir para desestabilizar a colonialidade do ser, do saber e do poder entre os alunos do Ensino Médio de uma Escola de Referência da Rede Estadual. Assim, a pesquisa teve como referencial teórico os estudos decoloniais, a pedagogia intercultural crítica, a ecologia de saberes e o uso da experimentação em aulas de Química. A pesquisa é de natureza qualitativa e teve como método a Análise de Conteúdo. O questionário, a livre-associação e entrevistas grupais foram às técnicas de coletas de dados utilizadas com os alunos do segundo ano do Ensino Médio. A partir dos resultados obtidos foi possível analisar a relevância da interdisciplinaridade em um viés de ensino não tradicional, que rompe com uma educação bancária, culminando no conhecimento e na valorização da história dos povos indígenas que viviam no referido sítio arqueológico. Desse modo, identificou-se a importância de aulas interdisciplinares devido aos alunos produzirem um pensamento reflexivo e conseguirem articular o conhecimento construído com a desestabilização da colonialidade do ser, do saber e do poder.

Publicado
2021-04-07