RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS ARTICULADA A EXPERIMENTAÇÃO PARA ABORDAGEM DE CONTEÚDOS QUÍMICOS RELACIONADOS A TEMÁTICA QUALIDADE DA GASOLINA PARA ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO
Problem solving articulated the experimentation to approach chemical contents related to the theme of gasoline quality for highschool students
Resumo
Neste estudo foi elaborada e aplicada uma proposta didática pautada na metodologia de resolução de problemas (RP) articulada a experimentos investigativos em duas turmas do terceiro ano do ensino médio. A temática Qualidade da Gasolina foi escolhida como ponto de partida para abordagem dos conteúdos solubilidade e polaridade das moléculas. A metodologia envolveu o seguinte planejamento: elaboração do problema; elaboração das atividades experimentais; apresentação do problema aos estudantes e levantamento de hipóteses; experimentação investigativa; análise das respostas dos estudantes às questões referentes as atividades experimentais e ao problema proposto. Observou-se que o uso da metodologia RP contribuiu para que os estudantes vinculassem os conceitos químicos ao seu dia-a-dia, articulassem a dimensão teórica do conhecimento químico com o aspecto fenomenológico e desempenhassem um papel ativo dentro do processo de construção do conhecimento científico. O estudo sugere a utilização da metodologia RP em situações de ensino e aprendizagem como metodologia inovadora no ensino de Química.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.