RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS ARTICULADA A EXPERIMENTAÇÃO PARA ABORDAGEM DE CONTEÚDOS QUÍMICOS RELACIONADOS A TEMÁTICA QUALIDADE DA GASOLINA PARA ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO

Problem solving articulated the experimentation to approach chemical contents related to the theme of gasoline quality for highschool students

  • Edilane Alice de Alcântara Assunção
  • Ivoneide de Carvalho Lopes Barros
  • Angela Fernandes Campos
Palavras-chave: Resolução de problemas; atividades experimentais; ensino médio; qualidade da gasolina.

Resumo

Neste estudo foi elaborada e aplicada uma proposta didática pautada na metodologia de resolução de problemas (RP) articulada a experimentos investigativos em duas turmas do terceiro ano do ensino médio. A temática Qualidade da Gasolina foi escolhida como ponto de partida para abordagem dos conteúdos solubilidade e polaridade das moléculas. A metodologia envolveu o seguinte planejamento: elaboração do problema; elaboração das atividades experimentais; apresentação do problema aos estudantes e levantamento de hipóteses; experimentação investigativa; análise das respostas dos estudantes às questões referentes as atividades experimentais e ao problema proposto. Observou-se que o uso da metodologia RP contribuiu para que os estudantes vinculassem os conceitos químicos ao seu dia-a-dia, articulassem a dimensão teórica do conhecimento químico com o aspecto fenomenológico e desempenhassem um papel ativo dentro do processo de construção do conhecimento científico. O estudo sugere a utilização da metodologia RP em situações de ensino e aprendizagem como metodologia inovadora no ensino de Química.

Publicado
2021-04-06