QUÍMICA DOS SUPER HERÓIS: a utilização de uma unidade de ensino potencialmente significativa com séries de tv no ensino de radioatividade

SUPER HERO CHEMISTRY: the use of a potentially significant teaching unit with TV series in teaching of Radioactivity

  • Beatriz Gatti de Castro
  • Lúcia Maria de Assis
  • Raiane Dandara Pereira Pimentel
Palavras-chave: Aprendizagem Significativa; Ensino de Química; UEPS.

Resumo

O ensino de Química tradicionalmente é feito de maneira descontextualizada, não interdisciplinar, desinteressante, complexa e memorística, o que leva à aprendizagem mecânica. Define-se este tipo de aprendizagem como aquela na qual o sujeito aprende havendo pouca ou nenhuma interação com seus conhecimentos prévios. Em contrapartida, a aprendizagem significativa (AS), segundo David Ausubel, ocorre quando um novo conceito é relacionado com um conhecimento prévio específico presente na estrutura cognitiva do aluno. Partindo-se desses pressupostos, neste trabalho, adotou-se a pesquisa-ação para investigar a possibilidade de alcançar a aprendizagem significativa em Química através da utilização de séries de TV em Unidades de Ensino Potencialmente Significativas (UEPS). Para tal, foi desenvolvida e aplicada uma UEPS com duração de 4h/aula, divididas em dois encontros, envolvendo o tema Radioatividade e as séries de televisão Flash e DC’s Legends of Tomorrow. Os resultados obtidos apontaram que as séries de TV utilizadas funcionaram como materiais potencialmente significativos, uma vez que, através de sua aplicação em uma unidade de ensino, os alunos demonstraram interesse e pré-disposição para aprender significativamente. Dessa forma, os estudantes assimilaram o conteúdo de forma não-arbitrária e não-literal, atribuindo novo significado a ele em sua estrutura cognitiva, podendo dizer que houve, pelo menos, indícios de aprendizagem significativa.

Publicado
2021-04-06