QUÍMICA, LITERATURA E GRUPOS SOCIALMENTE EXCLUÍDOS: NEGROS, MULHERES E JUDEUS EM UMA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO INTERDISCIPLINAR

Chemistry, literature and socially excluded groups: black, women and Jews in an interdisciplinary pre-service practice teaching experience

  • Luciana Massi
  • Carlos Sérgio Leonardo Júnior
Palavras-chave: Química; Literatura; Exclusão social; Estágio supervisionado.

Resumo

Diante do desafio de articular Química, Literatura e Sociedade e com o objetivo de promover um ensino e aprendizagem que superem a fragmentação do conhecimento que nos desumaniza, apresentamos um trabalho desenvolvido em 2018 no estágio curricular supervisionado da licenciatura em Química. Criamos uma disciplina eletiva em uma escola do Programa de Ensino Integral, que partiu de obras literárias para discutir a exclusão social dos negros, das mulheres e dos judeus, contemplando a Lei 10.639/03 e as demandas da escola. Os textos foram explorados pelos alunos de nível médio, sob orientação dos licenciandos, por meio de questões investigativas que emergiram da leitura, culminando na produção de textos jornalísticos e de uma apresentação cultural. Os licenciandos conviveram intensamente com os docentes, os discentes e as condições da escola, o que teve um papel fundamental nesse processo de ensino e aprendizagem desafiador.

Publicado
2021-04-06