APRENDIZAGEM DE CONCEITOS QUÍMICOS UTILIZANDO UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA ENVOLVENDO O ESTUDO FITOQUÍMICO DA ESPÉCIE Euphorbia tirucalli L.
Learning of chemical concepts using a teaching sequence involving the phytochemical study of the species Euphorbia tirucalli L.
Resumo
O presente artigo é resultado do desenvolvimento de uma Sequência Didática (SD), pensada e elaborada a partir do interesse imediato dos alunos acerca da toxicidade da espécie Euphorbia tirucalli L., planta muito comum na região de residência dos estudantes. Foram utilizadas várias estratégias: Rodas de Conversa, pesquisas bibliográficas, Técnica de Fichamento, utilização de aplicativo para construção das fórmulas estruturais, experimentação, produção de relatórios e construção de portfólios, o que permitiu uma avaliação formativa do processo e responder ao questionamento inicial dos alunos: “por que a planta é tão tóxica”? A aplicação desta (SD) demonstrou que a abordagem dos conteúdos a partir do diálogo e interação entre os alunos com mediação do professor, estimulou o envolvimento dos estudantes, favorecendo a apropriação da linguagem científica e facilitando a percepção das relações entre o conhecimento químico e o contexto sociocultural dos estudantes envolvidos.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.