SEQUÊNCIA DIDÁTICA MEDIADA POR QUESTIONAMENTOS: CONTRIBUIÇÕES NA CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS QUÍMICOS POR MEIO DO TEMA MEDICAMENTOS
Didactic sequence mediated by questions: contributions to the construction of chemical knowledge through the topic of medicines
Resumo
Buscando alternativas para um ensino de química mais eficaz, elaborou-se e colocou-se em prática uma sequência didática (SD) composta por 8 aulas que foram planejadas de forma a trabalhar conceitos químicos referentes a funções orgânicas por meio de discussões de textos, diálogos, experimentos e, principalmente questionamentos com a utilização da temática medicamentos. Tais estratégias procuraram se distanciar daquelas mais tradicionais utilizadas em sala de aula. Nessa perspectiva, objetivou-se analisar como a sequência didática e os diversos questionamentos realizados para a sua execução possibilitaram a construção de conhecimentos com significados por parte dos alunos. A SD foi trabalhada com uma turma de terceiro ano de uma escola pública. A análise dos dados obtidos durante a SD nos permitiu verificar que ela foi eficiente, possibilitando aos alunos construírem conhecimentos acerca do conteúdo trabalhado, além disso, os alunos demonstraram interesse e se envolveram na resolução de problemáticas envolvendo os medicamentos. As devolutivas dos alunos em relação às atividades realizadas mostraram que obtivemos êxito em nos objetivos.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.