SEQUÊNCIA DIDÁTICA MEDIADA POR QUESTIONAMENTOS: CONTRIBUIÇÕES NA CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS QUÍMICOS POR MEIO DO TEMA MEDICAMENTOS

Didactic sequence mediated by questions: contributions to the construction of chemical knowledge through the topic of medicines

  • Marilde Beatriz Zorzi Sá
  • Maria Júlia Vargas Lucato
Palavras-chave: Sequência didática; Questionamentos; Medicamentos; Aprendizagem.

Resumo

Buscando alternativas para um ensino de química mais eficaz, elaborou-se e colocou-se em prática uma sequência didática (SD) composta por 8 aulas que foram planejadas de forma a trabalhar conceitos químicos referentes a funções orgânicas por meio de discussões de textos, diálogos, experimentos e, principalmente questionamentos com a utilização da temática medicamentos. Tais estratégias procuraram se distanciar daquelas mais tradicionais utilizadas em sala de aula. Nessa perspectiva, objetivou-se analisar como a sequência didática e os diversos questionamentos realizados para a sua execução possibilitaram a construção de conhecimentos com significados por parte dos alunos. A SD foi trabalhada com uma turma de terceiro ano de uma escola pública. A análise dos dados obtidos durante a SD nos permitiu verificar que ela foi eficiente, possibilitando aos alunos construírem conhecimentos acerca do conteúdo trabalhado, além disso, os alunos demonstraram interesse e se envolveram na resolução de problemáticas envolvendo os medicamentos. As devolutivas dos alunos em relação às atividades realizadas mostraram que obtivemos êxito em nos objetivos.

Publicado
2021-04-05