ANÁLISE DOS PROPÓSITOS E AÇÕES EPISTEMOLÓGICAS DO PROFESSOR DURANTE A REALIZAÇÃO DE UMA ATIVIDADE INVESTIGATIVA SOBRE SERES VIVOS
Analysis of teacher’s epistemological purposes and actions during the performance of an investigative activity on living beings
Resumo
A mediação do profess o r tem um papel fundamental na negociação dos discursos e sentidos que os alunos vão construindo coletivamente no ambiente escolar. Neste trabalho a mediação de um professor durante uma a tividade investigativ a sobre seres vivos foi ca racterizada por meio da ferrament a intitulada propósitos e ações epistemológicas. O s propósitos “retomada e “avaliação de ideias” foram frequentes em momentos em o professor se preocupou em trabalhar conceitos para a compreensão da ativi dade. Já propósito s “correlação e “reconhecimento d e variáveis” foram os mais frequ entes nos momentos em que o professor entende u que os alunos já apresentam domínio conceitual básico para prosseguir a atividade . Os resultados podem contribuir para discut ir o papel da mediação do professor em atividade investigativa visando a Alfabetização Científica.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.