PRÁTICAS LÚDICAS EM CONTEÚDOS DE ZOOLOGIA NO ENSINO FUNDAMENTAL II: DESAFIOS E CONTRIBUIÇÕES

Playful practices in zoology content in elementary school: challenge and contributions

  • Yara Emília Arlindo da Silva
  • Marcelo de Carvalho
Palavras-chave: Ensino de ciências; Práticas lúdicas; Processos de ensino e aprendizagem; Zoologia.

Resumo

O presente estudo teve por objetivo analisar a inserção de práticas lúdicas em conteúdos de zoologia do ensino fundamental II, identificando as potencialidades para a aprendizagem dos alunos, e os desafios para a implantação de jogos, paródias, modelo didático e brincadeiras na disciplina de ciências. Foram realizadas quatro práticas lúdicas, com os alunos do sétimo ano, turmas A e B em uma escola pública localizada na cidade de Londrina (PR), um encontro por semana, durante duas aulas de ciências. Foram abordados os seguintes conteúdos: os filos Porifera, Cnidaria e Platyhelminthes, e a superclasse Pisces. Para isso utilizaram-se modelo didático, jogo, brincadeira e paródia. Os estudantes demonstraram envolvimento e empolgação em boa parte das atividades propostas, e as práticas lúdicas utilizadas no presente trabalho podem ser adaptadas para diversas temáticas no ensino de ciências. Porém, foram evidenciadas algumas dificuldades de implantação das atividades propostas, já que imprevistos ocorreram e essas atividades implicam algumas variáveis, exigem tempo, planejamento e engajamento da equipe como um todo, e os imprevistos podem inviabilizar ou limitar seu desenvolvimento.

Publicado
2021-04-05