RECUPERAÇÃO DE ÁREAS SEM COBERTURA VEGETAL NAS MARGENS DOS CURSOS DE ÁGUA: UM JOGO PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Recovering areas without vegetation cover around water courses: a game for environmental education

  • Mauricio Capobianco Lopes
  • Patrick Krauss
  • Rafaela Vieira
Palavras-chave: Cobertura vegetal. Cursos de água. Educação ambiental. Tecnologia digitais na educação.

Resumo

A ocorrência de desastres naturais causa danos de diversas ordens à população e ao meio ambiente. Entretanto, muitos deles poderiam ser evitados com base em ações de prevenção e mitigação aos riscos de desastres. Com base nisso, o presente artigo tem como objetivo apresentar o AtmosGame, um jogo para a recuperação de áreas sem cobertura vegetal nas margens dos cursos d´água. O jogo foi desenvolvido para dispositivos móveis no contexto de um projeto de extensão e sua validação ocorreu com base em um questionário aplicado aos estudantes do 9º ano de uma escola pública. Os resultados indicaram que os estudantes gostaram do jogo e aprenderam sobre mata ciliar, bem como aspectos de sua preservação e recuperação. Conclui-se que os jogos educacionais podem auxiliar os educadores ambientais na tarefa de prevenir e mitigar riscos de desastres.

Publicado
2021-04-05