RECUPERAÇÃO DE ÁREAS SEM COBERTURA VEGETAL NAS MARGENS DOS CURSOS DE ÁGUA: UM JOGO PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Recovering areas without vegetation cover around water courses: a game for environmental education
Resumo
A ocorrência de desastres naturais causa danos de diversas ordens à população e ao meio ambiente. Entretanto, muitos deles poderiam ser evitados com base em ações de prevenção e mitigação aos riscos de desastres. Com base nisso, o presente artigo tem como objetivo apresentar o AtmosGame, um jogo para a recuperação de áreas sem cobertura vegetal nas margens dos cursos d´água. O jogo foi desenvolvido para dispositivos móveis no contexto de um projeto de extensão e sua validação ocorreu com base em um questionário aplicado aos estudantes do 9º ano de uma escola pública. Os resultados indicaram que os estudantes gostaram do jogo e aprenderam sobre mata ciliar, bem como aspectos de sua preservação e recuperação. Conclui-se que os jogos educacionais podem auxiliar os educadores ambientais na tarefa de prevenir e mitigar riscos de desastres.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.