VÍRUS: SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS PÓS PANDEMIA

Virus: didactic sequence for post-pandemic science education

  • Talita Fraguas
  • Carlos Eduardo Fortes Gonzalez
  • Ronualdo Marques
Palavras-chave: Vírus; sequência didática; Ensino de Ciências, Interdisciplinaridade

Resumo

O mundo já passou por algumas pandemias como a peste bubônica causada pela bactéria Yersinia pestis, a varíola pelo vírus Orthopoxvírus variolae, a cólera pela bactéria Vibrio cholerae, a gripe espanhola causada pelo vírus influenza e a gripe suína causada pelo vírus H1N1. Em 2020 o mundo passa por uma pandemia causada pelo vírus COVID-19 que mudou a rotina das pessoas, separando-as com as medidas de isolamento social e implantando mais cuidados de higiene pessoal. O Ensino de Ciências busca instruir os estudantes a levar as informações aprendidas em sala de aula para os seus lares com a finalidade de disseminar o conhecimento. O objetivo deste artigo é proporcionar uma sequência didática com pesquisas utilizando meios de tecnologia, questionário, rodas de conversa, produção de histórias em quadrinhos e algumas sequências interdisciplinares abordando o estudo dos vírus, os modos de transmissão e medidas profiláticas com a finalidade de evitar este contágio.

Publicado
2021-04-05