APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS, ALIADA A TEMÁTICA “CHÁS”, NO ENSINO DE FUNÇÕES ORGÂNICAS: UMA INTERVENÇÃO DO PIBID NA ESCOLA

Problem-Based Learning, allied to the theme "tea" in the teaching of organic functions: an intervention of PIBID in school

  • Dhulya Trindade de Oliveira
  • Fernando Vasconcelos de Oliveira
  • Vanessa Candito
Palavras-chave: ABP; Ensino-Aprendizagem de Química; PIBID.

Resumo

Esse estudo apresenta dados de atividades didáticas desenvolvidas a partir da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), por meio da temática “Chás” na construção de conhecimentos sobre funções orgânicas, com estudantes do Ensino Médio. Essas atividades foram desenvolvidas por meio do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), em uma escola pública estadual do município de São Sepé/RS, por acadêmicos de Ciências Exatas, de uma Universidade Federal pública, em que estiveram envolvidos estudantes do 3º Ano. A Química Orgânica Contextualizada com os Chás, por meio da ABP, ofertou uma alternativa ao modelo tradicional de ensino, na tentativa de tornar os conteúdos da Química mais interessantes, envolvendo a curiosidade dos estudantes na busca por soluções às situações criadas. Os resultados apresentaram indícios satisfatórios sobre a ABP, no qual se apresentou como uma estratégia que auxiliou os estudantes na tomada de decisões individuais e em grupos. Sendo assim, foi considerada uma estratégia metodológica apropriada, favorecendo o processo de ensino-aprendizagem de Química.

Publicado
2021-04-05