CONHECIMENTOS POPULARES SOBRE PLANTAS MEDICINAIS DA CAATINGA NA CONSTRUÇÃO DE UMA OFICINA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS

Popular knowledge about medicinal plants of the Caatinga in the construction of a didactic workshop for science teaching

  • Antonia Marina Costa Albuquerque
  • Fabrício Bonfim Sudério
  • Aparecida Barbosa de Paiva
  • Jaqueline Rabelo de Lima
Palavras-chave: Ensino de ciências; Botânica e o conhecimento popular; Educação contextualizada.

Resumo

Essa pesquisa consistiu no desenvolvimento de uma oficina didática sobre plantas medicinais da Caatinga a partir do conhecimento popular de moradores do distrito de Palestina, Novo Oriente, Ceará. Após o levantamento do conhecimento dos moradores, a oficina foi desenvolvida em uma escola da comunidade como estratégia de estímulo ao interesse dos estudantes do ensino fundamental pelos conteúdos de botânica. A coleta dos dados foi feita por meio de questionários e entrevistas. A partir dos dados dos moradores fez-se uma lista das espécies mais utilizadas, assim como as formas de preparo e as indicações terapêuticas dos remédios caseiros produzidos. Todos os estudantes demonstraram interesse pelo tema e boa receptividade à oficina. Este trabalho teve um impacto positivo na comunidade escolar, uma vez que oportunizou a utilização do conhecimento popular como forma de ressignificação das plantas medicinais e do bioma Caatinga. Isso reforça que o uso de estratégias pedagógicas que associem o conhecimento empírico ao ensino de botânica permite que o estudante tenha um olhar mais atento e responsável ao ambiente e à cultura que os cercam.

Publicado
2021-04-03