CAMINHO LÚDICO PARA O ENTENDIMENTO DA CATAPORA ATRAVÉS DE LIVRO TÁTIL TRIDIMENSIONAL

Playful path for understanding chickenpox through a three-dimensional tactile book

  • Cristina Silva Ribeiro de Souza
  • Rafaela Rego Rivetti Dias
  • Daniel de Castro Franco Lima
  • Helena Carla Castro
  • Neuza Rejane Wille Lima
Palavras-chave: Aprendizagem, Itinerância Domiciliar, Leitura, Livro Tátil Tridimensional.

Resumo

Livros táteis tridimensionais (LTT) possibilitam ao aluno com deficiência visual acessar informações concretas e palpáveis, levando-o a compreender o mundo. O objetivo do presente estudo foi promover o incremento na qualidade de um LTT sobre a Catapora (Varicela) para viabilizar a sua itinerância domiciliar. O novo LTT foi testado por três crianças cegas congênitas que pertenciam a uma turma de primeiro ano do ensino fundamental. Elas ouviram a história, tocaram o livro e puderam levá-lo para recontar a história a seus familiares. Essas contações foram filmadas. As interações das crianças com o LTT e os depoimentos dos seus familiares revelaram que atingimos o nosso propósito. A itinerância domiciliar do LTT aguçou o imaginário delas e as potencializou como protagonista no processo de aprendizagem.

Publicado
2021-04-03