A ABORDAGEM TEMÁTICA E OS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS NA SISTEMATIZAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NA EJA
The thematic approach and Three Pedagogical Moments in the systematization of a Didactic Sequence for teaching Sciences in YAE
Resumo
O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa configurada a partir dos processos de elaboração, aplicação e análise da execução de uma Sequência Didática, estruturada na perspectiva teórica dos Temas Geradores e na estratégia dos Três Momentos Pedagógicos. A proposta, enquanto Produção Técnica Educacional, desenvolvida em um curso de Mestrado Profissional da Área de Ensino, objetivou investigar as concepções de Ciência de um grupo de estudantes da Educação de Jovens e Adultos, a fim de propor uma intervenção contextualizada à sua realidade. Os dados foram coletados por meio de entrevistas que foram assumidas por avaliações diagnósticas, realizadas em diferentes fases da implementação. Por meio dos procedimentos organizacionais e interpretativos baseados na Análise Textual Discursiva, os dados mostraram a pertinência dessa perspectiva teórica como orientadora do trabalho pedagógico, por ter contribuído na organização da sequência temática “Café e Resíduos Domésticos”, a qual favoreceu a ampliação das noções dos participantes sobre o papel do Conhecimento Científico em sua vida cotidiana, tendo como ponto de partida a relação com o plantio, o beneficiamento e o consumo do café.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.