AULAS PARA ALUNOS DE TERCEIRA IDADE: TRABALHANDO O CONCEITO DE PH ATRAVÉS DA CONTEXTUALIZAÇÃO E DO TEMA GERADOR ÁGUA
Classes to third Age students: the pH concept through contextualization and water as a generator theme
Resumo
Este trabalho descreve o planejamento, a realização e a avaliação do resultado da aplicação de aulas de Química para alunos de terceira idade (faixa etária 62-86 anos). Empregaram-se as metodologias investigativa, expositiva e experimental para trabalhar um conceito químico de forma contextualizada. Para a aula investigativa foi escolhido o tema gerador água e se buscou o diálogo para promover a troca de conhecimentos. Para a aula expositiva foram confeccionados modelos de isopor para auxiliar no ensino sobre a constituição da água e sua dissociação. Os assuntos abordados envolveram a influência dos valores de potencial hidrogeniônico (pH) na água de consumo, em nosso corpo e saúde, buscando a contextualização. Para a aula experimental mediu-se o pH de amostras da água de consumo trazida pelos alunos. Os resultados evidenciaram o êxito das abordagens diferenciadas no ensino de química.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.