O USO DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA A PARTIR DE UMA SITUAÇÃO- PROBLEMA PARA O ESTUDO DO SOM NO ENSINO FUNDAMENTAL
The use of teaching sequence from a situation - problem for the study of sound in fundamental education
Resumo
Este artigo é o resultado de um trabalho de dissertação e é direcionado ao ensino de conceitos sobre o som, para alunos do 9° ano do Ensino Fundamental. As atividades que compõem essa sequência didática surgiram a partir de uma situação-problema que envolve as controvérsias sobre os malefícios e benefícios que o som pode acarretar para os seres vivos e para o meio ambiente. Seu objetivo está diretamente relacionado à introdução ao ensino de Física no Ensino Fundamental, em apoio ao trabalho do professor em sala de aula, ao apresentar a abordagem do tema som em uma perspectiva transversal, com a possibilidade de envolver outros conceitos relacionados ao ensino de Ciências, podendo também servir de modelo para o estudo outros conteúdos nesse e em outros campos disciplinares.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.