A CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS DE ELETROSTÁTICA NO ENSINO MÉDIO: UMA ABORDAGEM HISTÓRICA E EXPERIMENTAL, UTILIZANDO BLOGS COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA

The construction of electrostatic concepts in middle school: a historical and experimental approach, using blogs as a pedagogical tool

  • Janaína de Souza Moreira do Amaral
  • Marília Paixão Linhares
  • Cassiana Barreto Hygino Machado
Palavras-chave: Ensino de Física, Aprendizagem Colaborativa, Eletrostática, Experimentação, Blogs.

Resumo

O ensino de Física no Brasil tem sido apresentado de forma descontextualizada, ocasionando certo desinteresse dos alunos. Diante disso, nesta pesquisa, buscou-se oferecer um planejamento alternativo sobre Eletrostática para alunos do 3º ano do Ensino Médio, tendo como orientação a Aprendizagem Colaborativa. Elaborou-se uma sequência didática para trabalhar os conceitos de Eletrostática inseridos em seu contexto histórico, com a experimentação sendo utilizada como estratégia de ensino-aprendizagem. Também se fez uso de novas tecnologias, em especial a utilização de aplicativos online de questionários ou Game Quiz, bem como a criação de Blogs por grupos de alunos. Para a avaliação da pesquisa de cunho qualitativo utilizou-se como instrumentos de coleta de dados, questionários, desenhos, textos produzidos pelos alunos e os Blogs. A partir da técnica de análise de conteúdo foi possível perceber indícios de aprendizagem por meio da colaboração e da integração, bem como o desenvolvimento da aprendizagem social que demonstraram ao longo da pesquisa, além da compreensão dos conceitos físicos e históricos que foram construídos em conjunto e compartilhados ao final, para além da turma, por meio da internet, culminando com o entendimento de que a Eletrostática traz conceitos importantes a compreensão do Eletromagnetismo.

Publicado
2021-04-02