AÇÃO CONJUNTA PARA O ENSINO DE ROBÓTICA EDUCACIONAL EM ESCOLAS PÚBLICAS DA REDE MUNICIPAL DE GOIÂNIA
Joint Action for Teaching Educational Robotics in Public Schools of the Municipal Network of Goiânia
Resumo
A robótica educacional permite o aprendizado por meio de atividades práticas integrando conceitos de mecânica, eletrônica e computação, de forma interdisciplinar conectando-se aos conteúdos de disciplinas curriculares do ensino fundamental. Porém, são encontradas dificuldades em sua inserção nas escolas públicas, seja devido ao alto custo envolvido, seja pela ausência de professores capacitados. Esse artigo tem como objetivo apresentar a experiência de um projeto de extensão de robótica educacional que buscou propiciar um ambiente para a educação do futuro, utilizando metodologias ativas a partir de uma ação conjunta que integrou vários atores (professores, alunos voluntários, dentre outros). O projeto foi coordenado pelo Instituto Federal de Educação Tecnológica de Goiás (IFG), campus Goiânia, e realizado durante cinco semanas em duas escolas públicas de Goiânia, no ano de 2018. A metodologia propôs uma solução de baixo custo, oficinas com foco na interdisciplinaridade, bem como ao final uma competição entre as equipes das escolas. Como resultados observou-se que a participação nas oficinas despertou o interesse dos alunos para a área de exatas, e proporcionou aprendizado gradativo e integrador entre os grupos de alunos. Porém, os resultados foram mais amplos, uma vez que impactou positivamente o ambiente escolar e modificou as relações entre alunos, bem como representou uma metodologia alternativa de ação conjunta em que todos atores saíram ganhando.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.