O ENSINO DE CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO COMO ESTRATÉGIA PARA A PROMOÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA ACERCA DA FERMENTAÇÃO ALCOÓLICA

The Inquiry Teaching learning of Science as a strategy to promote scientific literacy regarding the alcoholic fermentation

  • Daniel Carlos Martins
  • Sérgio Geraldo Torquato de Oliveira
Palavras-chave: Ensino de Ciências, Alfabetização Científica, Fermentação Alcoólica.

Resumo

Neste trabalho, apresentamos resultados de uma pesquisa realizada com 32 alunos de uma escola particular de Belo Horizonte, cujo objetivo era investigar a apropriação da linguagem científica destes estudantes, em atividades investigativas, discutindo suas potencialidades e contribuições para o ensino de Ciências. Para tal, foi elaborada uma sequência de ensino de 4 aulas com a temática fermentação alcoólica, na qual os dados que emergiram nas interações em sala de aula foram coletados e analisados qualitativamente. Acreditamos que tal discussão pode contribuir para o ensino por investigação para mediação de atividades em sala de aula, descrevendo boas práticas de ensino.

Publicado
2021-04-02