ALAGAMENTOS EM VICENTE PIRES/DF: UMA PROPOSTA DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA PARA OS ANOS INICIAIS
Flooding of Vicente Pires / DF: a proposal for scientific literacy for the elementary school
Resumo
Neste trabalho defendemos que o ensino de ciências da natureza, nos anos iniciais do ensino fundamental, deve voltar-se à Alfabetização Científica e incentivar o protagonismo dos alunos, contribuindo para sua formação cidadã. Nesses moldes, elaboramos uma proposta de ação profissional centrada em uma problemática local, em específico, nos Alagamentos em Vicente Pires/Distrito Federal, e que contempla conteúdos científicos escolares próprios desse nível de ensino (doenças relacionadas à água, saneamento básico, estados físicos da água, ciclo da água). Essa proposta foi desenvolvida junto a alunos (as) do 4º e do 5º ano do ensino fundamental de uma escola pública localizada em Vicente Pires/DF e as produções dos alunos analisadas com a intenção de investigar desafios e potencialidades dessa intervenção. Para isso, analisamos os registros escritos elaborados pelo professor, questionários respondidos pelos alunos e materiais produzidos por eles. Como resultados, destacamos que a intervenção contribuiu para que os alunos construíssem conhecimentos em torno da temática, compreendendo possíveis causas e consequências dos alagamentos, além de ações sociais responsáveis que pudessem minimizar o problema.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.