ARGUMENTAÇÃO NO ENSINO DE MATEMÁTICA: UM CAMINHO A DEBATIBILIDADE
Argumentation in the teaching of mathematics: a path the dibatability
Resumo
A argumentação é concebida como estratégia didática potencialmente discursiva e útil para o ensino das ciências. Objetivando analisar seu impacto na constituição conceitual dos conteúdos matemáticos, bem como sua potencialidade na formação crítica e reflexiva dos alunos do 6° ano do ensino fundamental, elaborou-se um problema, por meio da pesquisa ação, referente aos números racionais, no qual os estudantes tinham a incumbência de solucioná-lo durante um debate. O problema de ação consistia na discussão acerca da viabilidade de se abrir um supermercado cujos preços estivessem em números fracionários e decimais. Com base nas análises, foi possível identificar que a atividade promoveu a construção coletiva do conhecimento conceitual matemático, além de possibilitar o progresso dos discentes em habilidades argumentativas, cognitivas, reflexivas e crítica.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.