O TEATRO CIENTÍFICO COMO RECURSO METODOLÓGICO PARA O ENSINO DE FÍSICA E A FORMAÇÃO DOCENTE
Scientific theater as methodological resource for teaching physics and teacher training
Resumo
Esse artigo trata do teatro científico como um recurso para o ensino de conteúdos de Física, no que tange ao processo de construção de conceitos envolvidos na concepção dos modelos geocêntrico e heliocêntrico, numa interface entre Ciência e Arte, voltado à construção coletiva do conhecimento no contexto escolar e à formação docente. Essa experiência educacional tem como público-alvo alunos do Curso de Licenciatura em Física e envolve um trabalho conjunto, que inclui a montagem de uma peça, ensaios, pesquisa, produção de figurinos e cenários, como ações didáticas que podem potencializar habilidades necessárias ao enfrentamento de desafios e a inovação na prática docente futura. A avaliação dessa proposta toma como referência a abordagem teórico-metodológica da pesquisa-ação, somada a alguns procedimentos para coleta de dados que incluem entrevistas, observação não estruturada e participante. Os resultados evidenciam contribuições positivas referentes ao uso do teatro no contexto escolar e como proposta para formação docente, por meio do desenvolvimento criativo e crítico dos estudantes, e a criação de um ambiente capaz de integrar pesquisa, produção científica e prática dialógica.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.