PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: CINEMA COMO MEDIADOR DO DISCURSO

Interdisciplinary perspective in teacher training: cinema as a moderator of discourse

  • Cinde de Sousa Costa
  • Maria Cristina Martins Penido
  • Dielson Pereira Hohenfeld
Palavras-chave: Formação de Professores; Discurso Interdisciplinar; Cinema no Ensino.

Resumo

Promover abordagens Interdisciplinares na Licenciatura têm sido um desafio para os cursos de formação superior que pretendem inovar sua prática e investir em um currículo flexível possibilitando maior diálogo durante a formação inicial do docente. Com o objetivo de problematizar essa formação de professores e compreender a natureza formativa da interdisciplinaridade, buscamos analisar como o discurso interdisciplinar se constrói e quais suas características. Através de uma intervenção realizada no Instituto Federal da Bahia-Campus de Salvador, na qual participaram estudantes dos cursos de Licenciatura em Matemática, Física e Geografia e professores especialistas em diferentes áreas, propomos um debate interdisciplinar sobre um filme de ficção científica, investigando por meio da Análise do Discurso, evidências de como ocorre a interação entre disciplinas. Como resultado dessa pesquisa pudemos compreender que o discurso interdisciplinar se manifesta a partir de discussões que envolvam problemas que se relacionem com o cotidiano do indivíduo, facilitando a associação com outras disciplinas. Além disso, observamos que o diálogo interdisciplinar é provocado, principalmente, mediante a atitude dos professores em mediar a discussão, evidenciando o papel fundamental do docente em conduzir e convidar os estudantes a participarem do diálogo.

Publicado
2021-04-02