FÍSICA QUÂNTICA E O ENSINO DE FÍSICA NA CONTEMPORANEIDADE: REFLEXÕES À LUZ DA HISTÓRIA E DA EPISTEMOLOGIA REVISADA DE POPPER
Quantum physics and the teaching of physics in contemporary times: reflections in the light of history and the Popper's revised epistemology
Resumo
Este texto tem por objetivo fazer uma reflexão histórica e bastante referenciada na visão epistemológica revisada de Karl Popper, especialmente nas ideias expressas em seu pós-escrito publicado de 1982, em que ele retoma posições discutidas em sua primeira obra intitulada “A Lógica da Descoberta Científica”, de 1934. No pós-escrito, Popper discute a interpretação da Mecânica Quântica conhecida como Interpretação de Copenhague e coloca em questão a herança equivocada que ela gerou. Com base nessa (re)visita histórico-epistemológica, fazemos aqui reflexões sobre o ensino de Física na contemporaneidade, argumentando que a articulação da Física Quântica à educação básica é fundamental em nossos dias, e buscando subsidiar os professores de física nesse desafio.
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