FÍSICA QUÂNTICA E O ENSINO DE FÍSICA NA CONTEMPORANEIDADE: REFLEXÕES À LUZ DA HISTÓRIA E DA EPISTEMOLOGIA REVISADA DE POPPER

Quantum physics and the teaching of physics in contemporary times: reflections in the light of history and the Popper's revised epistemology

  • Neusa Teresinha Massoni
  • Alan Alves-Brito
Palavras-chave: Física Quântica. Ensino Básico. História da Ciência. Epistemologia de Popper.

Resumo

Este texto tem por objetivo fazer uma reflexão histórica e bastante referenciada na visão epistemológica revisada de Karl Popper, especialmente nas ideias expressas em seu pós-escrito publicado de 1982, em que ele retoma posições discutidas em sua primeira obra intitulada “A Lógica da Descoberta Científica”, de 1934. No pós-escrito, Popper discute a interpretação da Mecânica Quântica conhecida como Interpretação de Copenhague e coloca em questão a herança equivocada que ela gerou. Com base nessa (re)visita histórico-epistemológica, fazemos aqui reflexões sobre o ensino de Física na contemporaneidade, argumentando que a articulação da Física Quântica à educação básica é fundamental em nossos dias, e buscando subsidiar os professores de física nesse desafio.

Publicado
2021-04-02