O TEMA ÁGUA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: RELATO DE EXPERIÊNCIA
The Water Theme in Childhood Education: Experience Report
Resumo
Existe uma preocupação mundial com a escassez de água em várias regiões do planeta. Neste trabalho apresentamos um relato de experiência, produto de relatos dos professores da escola municipal São Sebastião do Jará, pertencentes a uma comunidade ribeirinha do Município de Parintins-AM. O trabalho é baseado em autores, como: Rebouças (2006); Freschi (2008); Rocha e Fachín-Terán (2010); Delizoicov, Angotti e Pernambuco (2011); Piza e Fachín-Terán (2013), entre outros. O objetivo foi trabalhar com crianças sobre a importância da água para facilitar sua conservação. A coleta de dados ocorreu durante a Semana Mundial da Água, com um grupo de Educação Infantil. Quatro oficinas pedagógicas foram desenvolvidas com base em uma seqüência didática. Utilizamos aulas de campo e análise de desenhos em diferentes tipos de água. O trabalho sobre o tema da água permitiu que os alunos tivessem uma perspectiva crítica sobre o tema, chamando sua atenção para a importância da conservação dos recursos hídricos, incluindo a importância do rio que banha a comunidade. O uso de espaços não formais da Amazônia é considerado pertinente, pois possibilita o trabalho no universo místico e emblemático das lendas da Amazônia, na busca de uma metodologia de ensino para o estudo e a conservação da água na região.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.