SEMÁFORO NUTRICIONAL COMO ESTRATÉGIA DE SENSIBILIZAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO ALIMENTAR
Nutritional signpost as an awareness strategy for nutritional education
Resumo
O aumento na incidência de doenças crônicas relacionadas à obesidade é uma grande preocupação da atualidade e relaciona-se principalmente ao consumo excessivo de alimentos industrializados. Considerando o papel da escola em orientar os alunos sobre sua alimentação, esta pesquisa propõe uma sequência didática (SD) sobre educação alimentar, a partir da análise dos rótulos nutricionais de alimentos consumidos pelos alunos. A consolidação do aprendizado ocorreu a partir da produção de cartazes de divulgação, contendo um semáforo nutricional, que foram expostos à turma e à comunidade escolar. Os resultados mostraram grande envolvimento dos estudantes nas atividades, principalmente na análise dos rótulos e na elaboração dos cartazes. As impressões finais dos alunos evidenciaram que a maioria considera que as atividades terão impacto positivo na sua alimentação, apesar da dificuldade na mudança de hábitos. A SD foi bem avaliada positivamente por professores de biologia da rede pública, com destaque para as atividades que colocaram os alunos como protagonistas do seu aprendizado.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.