ENSINO HÍBRIDO GAMIFICADO NA QUÍMICA: O MODELO DE ROTAÇÃO POR ESTAÇÕES NO ENSINO DE RADIOATIVIDADE
Gamified Blended Learning in chemistry: stations rotation model in the teaching of radioactivity
Resumo
As metodologias ativas aplicadas ao ensino de Química são estratégias direcionadas para levar os estudantes dessa área do conhecimento a uma postura ativa frente ao processo de aprendizagem. Nesse sentido, com o objetivo de investigar a aplicação do modelo rotação por estações baseado na aprendizagem tecnológica ativa no ensino de radioatividade, essa pesquisa aplicou em uma turma de 25 estudantes voluntários da cidade de Campo Alegre/AL o manual didático de ensino híbrido gamificado. A abordagem dada a esta pesquisa foi de cunho qualitativo e realizada em quatro etapas: (1) aplicação de um questionário de perfil; (2) aplicação do “manual didático de ensino híbrido gamificado”; (3) aplicação do questionário avaliativo sobre o manual; (4) análise das respostas dos questionários. Além das respostas dos questionários foram coletados dados através de entrevistas, depoimentos e dos relatos do observador participante. Os resultados obtidos foram avaliados qualitativamente, com maior ênfase nas contribuições durante a aplicação do manual. Ademais, os resultados indicam uma mudança de postura dos estudantes (de passiva para ativa) durante a atividade, em que características das metodologias ativas foram observadas contribuindo para a aprendizagem da Radioatividade. Por fim, acredita-se que o uso do manual didático pode contribuir para o processo de ensino e aprendizagem de conteúdos envolvendo a química, em especial a radioatividade no ensino médio.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.