RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: ATIVIDADES LÚDICAS SOBRE O TEMA UNIVERSO
Report of experience in Science teaching: ludic activities about the universe
Resumo
O professor de ciências enfrenta a realidade de alunos que chegam ao Ensino Fundamental II sem estímulo para ler e com dificuldades na escrita, problemas com a leitura, interpretação de exercícios e análises de situações problematizadoras. Além disso, o professor também passa por desafios durante a prática docente para tornar as aulas mais prazerosas e significativas. Assim, o trabalho relata a experiência didática das aulas de ciências no 6° ano em dois anos consecutivos durante o 1° bimestre, utilizando diferentes gêneros textuais como histórias em quadrinhos e atividades lúdicas. A metodologia para análise e apresentação dos resultados são os registros das aulas pela professora por meio de um diário de campo, além da análise qualitativa do questionário aplicado no segundo ano do uso da metodologia. O público atingido foi de 214 alunos do 6º ano, na faixa etária de 10 a 12 anos, de uma escola estadual de Rio Branco (AC). Com as atividades propostas, observou-se que os discentes demonstraram interesse, participação, dinamismo, espírito de coletividade e indícios de aprendizagens sobre os novos conteúdos, bem como o desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita para a construção das histórias em quadrinhos.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.