VERDADE OU DESAFIO? UM JOGO DIDÁTICO COMO ALTERNATIVA NO ENSINO DE TERMOQUÍMICA
Truth or dare? A didactic game as an alternative in Termochemistry teaching
Resumo
A utilização de estratégias pedagógicas que facilitam e contextualizam o ensino de Química se faz necessária para que a apropriação dos conteúdos desta ciência faça sentido aos alunos. Os jogos didáticos são uma alternativa viável para auxiliar na compreensão de conceitos, bem como contribuir para a motivação, interesse e participação ativa dos alunos nas aulas de Química de forma lúdica. Esta pesquisa tem como objetivo avaliar a aplicação de um jogo didático para o ensino de Termoquímica, construído com materiais acessíveis e de baixo custo. Participaram da atividade 23 alunos do segundo ano do Ensino Médio de uma escola privada, localizada no Distrito de Icoaraci – Belém/PA. Para diagnosticar o uso do recurso, os alunos responderam a um questionário antes e após a atividade, tendo como diferença média de acertos um aumento de 78% entre a primeira e a segunda aplicação, sendo significativa com base na análise de variância e com um grau de 95% de confiança, utilizando o método LSD de Fisher. Os resultados apontaram que o jogo se destacou como um recurso facilitador da aprendizagem do conteúdo, gerando maior compreensão dos conceitos após a aplicação do jogo. Os alunos apresentaram desde o início da atividade uma predisposição para aprender, o que tornou a participação deles mais ativa durante o desenvolvimento das aulas e aplicação do jogo.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.