JOGOS E MODELOS DIDÁTICOS, ASSOCIADOS À AULA EXPOSITIVA DIALOGADA, NO ENSINO DE CITOLOGIA

Games and Didactic Models, Associated with the Dialogued Expository Class, in the Teaching of Cytology

  • Antonio Sérgio de Sousa
  • Francisca Carla Silva de Oliveira
  • Fábio José Vieira
Palavras-chave: Célula: Ensino de Biologia; Jogos sérios; Modelos.

Resumo

Tendo em vista que a Citologia é fundamental para a compreensão dos fenômenos biológicos, e que os alunos geralmente apresentam dificuldades no entendimento dos conteúdos dessa área, pesquisou-se sobre o uso de jogos e modelos didáticos (JMDs), com estudantes da primeira série do Ensi-no Médio. O trabalho objetivou demonstrar a influência e contribuições dos JMDs associados às aulas expositivas dialogadas (AEDs) na aprendizagem dos alunos, acerca do estudo das células. Aferiu-se os conhecimentos através de questionários (Q) e elaboração de desenhos (D) em três oca-siões: diagnóstica (Q1 e D1); após as AEDs (Q2 e D2) e depois da utilização dos JMDs (Q3 e D3). Os resultados mostraram melhorias da aprendizagem, que variaram de 6,5% a 93,5%, entre o Q1 e o Q3, e ampliação da capacidade de representação das células de 13% para 78,3%, entre o D1 e o D3. A maioria dos estudantes (70,1%) classificou a metodologia como “excelente”, e 29,9% como “bom”, possibilitando constatar que o emprego de JMDs articulados com as AEDs contribuiu para auxiliar na apreensão dos conceitos de Citologia. Foi averiguado que os JMDs, enquanto recursos pedagógicos, colaboraram de forma considerável para o aumento do conhecimento, de maneira ati-va e lúdica.

Publicado
2021-04-01