PARTICIPAÇÃO BRASILEIRA NO CONCURSO INTERNACIONAL DA NASA SOBRE ASSENTAMENTOS ESPACIAIS

Brazilian participation in the NASA space settlement international contest

  • Ivan Glaucio Paulino-Lima
Palavras-chave: Criatividade; Estações espaciais; Extracurricular; Futurismo; Multidisciplinar.

Resumo

O concurso internacional da NASA sobre assentamentos espaciais existe desde 1994, ocorre anualmente e é voltado a alunos de todos os níveis de escolaridade até 18 anos de idade. Este trabalho tem por objetivo apresentar um breve histórico e os principais dados do concurso, destacando a participação e o desempenho de equipes e alunos brasileiros ao longo dos anos. Foi realizado um levantamento das informações disponíveis na internet, na página do concurso, e em publicações relevantes. Os resultados mostram a participação de dezenas de países ao longo dos anos, e um aumento expressivo no número de países participantes a partir de 2008 e do número de trabalhos submetidos a partir de 2010. A primeira participação brasileira ocorreu em 2011, e as primeiras premiações brasileiras aconteceram em 2017, seguidas de premiações em 2018 e 2020. A experiência baseada no histórico do concurso revela que um único professor entusiasta pode fazer a diferença em um contexto onde uma pequena parcela dos alunos se torna profundamente envolvida com o projeto. A internet oferece recursos valiosos para o desenvolvimento dos trabalhos a um custo trivial. Este concurso anual é uma excelente oportunidade de trabalho multidisciplinar com alunos de todos os níveis até o terceiro ano do ensino médio, desenvolvendo conceitos como sustentabilidade, engenharias, exploração espacial, ciências da natureza e humanidades.

Publicado
2021-04-01