PROPOSIÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA COMPLEMENTAR AO LIVRO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE HISTOLOGIA ANIMAL NO ENSINO MÉDIO

Proposal of a didactic sequence complementary to the textbook for teaching animal histology in the high school

  • Thalita Macedo Araújo
  • Míriam Conceição de Souza Testasicca
  • Adilson Ribeiro de Oliveira
Palavras-chave: Ensino de Biologia; Ensino Médio; Histologia animal; Sequência didática; Jogo didático.

Resumo

Esta pesquisa teve por objetivo propor uma sequência didática para o ensino de histologia animal no Ensino Médio, de modo a valorizar e complementar o livro didático utilizado na instituição de ensino onde foi desenvolvida. Para tanto, foi feita, inicialmente, a análise do livro didático, a fim de identificar suas potencialidades e lacunas. A partir dos resultados, foi proposta uma sequência didática com duração de 16 horas-aula, composta por atividades e avaliações diversificadas, como aulas expositivas, atividades em duplas, listas de exercícios e provas individuais. Foi também elaborado um jogo didático envolvendo histologia animal. Essa sequência didática foi aplicada a uma turma do primeiro ano do Ensino Médio, possibilitando a análise da participação dos estudantes em sala de aula e suas respostas aos diversos instrumentos avaliativos. Observou-se que a abordagem de situações concretas promoveu maior envolvimento dos estudantes durante as aulas expositivas e que as atividades em duplas favoreceram a troca de informações entre eles. Observou-se também que a aplicação do jogo didático permitiu aos alunos exercitarem seu vocabulário e seu conhecimento sobre histologia animal de modo lúdico, gerando, ainda, situações de competição e cooperação entre eles. Ao fim da aplicação desta sequência didática, muitos estudantes apresentaram ganhos expressivos de vocabulário científico e da compreensão da estrutura e funcionamento dos tecidos animais. Conclui-se, assim, que as atividades didáticas e avaliações diversificadas propostas, associadas à utilização crítica e consciente do livro didático, pode favorecer o aprendizado de histologia animal pelos estudantes.

Publicado
2021-04-01