O USO DIDÁTICO DA FENOMENOLOGIA EM UMA DISCIPLINA DE INSTRUMENTAÇÃO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS
The Didactic Use of Phenomenology in an Instrumentation Discipline for the Teaching of Sciences
Resumo
As disciplinas de Instrumentação para o Ensino de Física (INSPE A, INSPE B e INSPE C) do curso de Licenciatura em Física da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) tem como metas, num primeiro momento em INSPE A, propiciar uma discussão de forma analítico-crítica sobre os principais trabalhos destinados à melhoria do ensino de Física, para posteriormente em INSPE B e C, desenvolver um Projeto Temático (PT) que proporciona aos licenciandos a exploração e o estudo de fenômenos realistas. A partir desse ambiente de formação de professores, nossa pesquisa objetiva investigar o processo de construção dos PTs no decorrer da disciplina de INSPE B pelos licenciandos de uma turma da sexta fase do curso de Licenciatura em Física da UFSC. Para isso, foi feita uma análise documental dos trabalhos desenvolvidos por eles durante a disciplina, dando ênfase ao processo que envolve a fenomenologia. Mostraremos que as dificuldades apresentadas pelos licenciandos se manifestam, primeiramente, devido ao fato de enfrentarem as mudanças nas tarefas, atividades e avaliações que a disciplina propõe e, segundo, devido ao que definimos como reversão ontológica, isto é, quando fenômenos e coisas do mundo são diretamente substituídos por modelos teóricos e/ou teorias, quebrando o diálogo com o mundo das coisas e com os próprios fenômenos em estudo.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.