FOMENTANDO A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS A PARTIR DE UMA PROPOSTA DE ESTUDO DE CASO
Promoting scientific literacy in youth and adult education from a case study proposal
Resumo
Este estudo teve como objetivo investigar a eficiência do Método de Estudo de Caso na promoção da alfabetização científica de estudantes pertencentes à modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA). A proposta consistiu na produção e desenvolvimento de um caso voltado à questão do transporte marítimo e suas implicações sociais, ambientais, éticas, econômicas e/ou políticas. Participaram do estudo dezessete estudantes do ensino médio, da modalidade EJA, de uma escola pública situada na Grande Florianópolis. Na análise dos dados buscamos identificar elementos que apontassem para a presença de indicadores de alfabetização científica no processo de resolução do caso pelos estudantes. Dentre outros aspectos, os dados indicam que é possível fomentar a alfabetização científica na sala de aula por meio de atividades pautadas na resolução de casos controversos. Os resultados também apontam que habilidades formativas importantes como trabalho em grupo, capacidade de resolver problemas e tomar decisões podem ser fomentadas a partir de propostas como a apresentada neste estudo.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.