METODOLOGIA DE ENSINO ATIVA BASEADA NA LEI DA DIFUSÃO DA INOVAÇÃO PARA O ENSINO MÉDIO
Active teaching methodology based on the law of diffusion and innovation for high school
Resumo
A apresentação de um assunto, sua aceitação e incorporação à vida estudantil, muitas vezes constitui difícil batalha para o professor. A forma tradicional de ensino já vem há muito sendo debatida. Novas abordagens metodológicas que incrementem a assimilação dos conteúdos na escola vêm sendo incentivadas. Neste contexto, testamos uma nova metodologia baseada na lei da difusão da inovação adaptada para alunos do ensino médio. A metodologia funciona através da discussão de situações-problema em pequenos grupos, montados com alunos apresentando diferentes perfis. Neste modelo o processo de avaliação e aprendizado são contínuos. O método se mostrou eficaz, promovendo, além do entrosamento dos participantes, a horizontalização do conhecimento e assim o protagonismo e empoderamento do alunado.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.